Os Componentes Estruturais de Um Ecossistema



Os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados: 

1ª- Componentes abióticos: podem ser físicos (como a radiação solar , a temperatura, luz, a umidade, os ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como solo);

2ª- Componentes Bióticos: SÃO SERES VIVOS. Em um ecossistema pode se reconhecer dois tipos de componentes bióticos: a Organismo autótrofos (auto= próprio, trofos= alimento,): sintetizam seus próprios alimentos a partir de substâncias inorgânicas, como gas carbônico e a água , e uma fonte de energia, por exemplo, energia luminosa.

3ª- Organismos Heterótrofos: não são capazes de sintetizar seus próprios alimentos como os autótrofos; os heterótrofos dependem da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos para obter a matéria prima para o seus crescimentos, reprodução e reparação de perdas, e a energia necessária para a realização de seus processos vitais.

Os organismos autótrofos são chamados produtores . Entre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os que realizam a fotossíntese. Por esse processo , moléculas de gás carbônico e de água participam de reações químicas , que dependem direta ou indiretamente da energia  luminosa captada pelo pigmento verde clorofila, dando origem a moléculas orgânicas, como é o caso de açúcares. Na fotossíntese , portanto , a energia luminosa é transformada em energia química , que fica armazenada nas moléculas orgânicas. além disso , praticamente todo o oxigênio presente na atmosfera ou dissolvido na água provém da fotossíntese. Os heterótrofos podem ser:

1ª- Consumidores : organismos que se alimentam de outros organismos, Todos os animais são consumidores. Os animais que se alimentam  de produtores são chamados de consumidores primários. Os herbívoros , animais que se alimentam de plantas , são consumidores secundários. Os animais que se alimentam de consumidores terciários, e assim por diante . Com exceção dos consumidores primários , que são herbívoros , os demais consumidores são  carnívoros alimentam-se de outros animais) ou onívoros (alimentam-se de plantas e de animais). Em um ecossistema , no entanto , nem sempre ocorrem todas essas categorias de consumidores. 

2ª-Decompositores: organismos heterótrofos que degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos, utilizando alguns produtos da decomposição como alimento e liberando para o meio ambiente minerais e outras substâncias que podem ser novamente utilizadas pelos produtores . Os decompositores estão representados por bactérias e fungos.

As dimensões de um ecossistema nem sempre são fáceis de delimitar . A biosfera toda pode ser considerada como uma grande ecossistema ou , então , partes dessa biosfera, tais como os oceanos , os lagos e as florestas . Independentemente das dimensões , pode-se considerar comum ecossistema qualquer unidade funcional da biosfera em que se verifica um fluxo de energia e um ciclo de matéria .