A Mudança Social Para Os Clássicos da Sociologia



As transformações e crises nas diversas sociedades constituem um dos principais objetos da Sociologia. No século XIX uma das ideias que orientava as discussões era a de progresso. Conforme Robert Nisbet , sociólogo estadunidense , a ideia de progresso tinha raízes no pensamento grego e , desde a Antiguidade , esteve presente no imaginário de todas as sociedades , mas no século XVIII, com o surgimento do Iluminismo, e no XIX ela ocupou um lugar destacado e permeou o pensamento de muitos autores. Ausguste Comte - Dos pensadores do século XIX , Comte foi um dos que mais influenciou o pensamento social posterior.  Desde cedo rompeu com a tradição familiar , monarquista e católica , tornou-se republicano, adotando as ideias liberais, e passou a desenvolver uma atividade política e literária que lhe permitiu elaborar uma proposta para resolver os problemas da sociedade de sua época. Toda sua obra está permeada pelos acontecimentos da França pós-revolucionária. Defendendo sempre o espírito da Revolução Francesa de 1789 e criticando a restauração da monarquia, Comte se preocupou fundamentalmente com a organização da nova sociedade que estava em ebulição e em grande confusão. Comte acreditava que a mudança social estava situada na mente , na qualidade e quantidade de conhecimentos sobre as sociedades. Com base nisso, ele afirmou que a humanidade percorreu três estágios no processo da evolução do conhecimento:

1- Primeiro Estágio - Teológico. As pessoas atribuíam a entidades e forças sobrenaturais as responsabilidades pelos acontecimentos. Essas entidades podiam ser os espíritos existentes nos objetos , animais e plantas (fetichismo), vários deuses (politeísmo) ou um deus único e onipotente (monoteísmo). 

2-Segundo Estágio - Metafísico . Surgiu quando as entidades sobrenaturais foram substituídas por ideias e causas abstratas e, portanto, racionais. Seria o momento da FILOSOFIA. 

3-Terceiro Estágio- Positivo. Corresponde à era da ciência e da industrialização, na qual se invocam leis com base na observação empírica , na comparação e na experiência . Seria o momento da Sociologia.  Esse último estágio foi ampliado porque a ciência tem desenvolvimento contínuo, sempre em busca de mais conhecimentos, que geram um crescimento quantitativo e qualitativo constante. Em termos sociológicos, Comte dividiu seu sistema em dois campos: os estático e o dinâmico , que estariam expressos nas palavras "Ordem e Progresso".  Toda mudança , isto é , o progresso , deveria estar condicionada , pois admitia a mudança (progresso) , mas limitava-a a situações que não alterassem profundamente a situação vigente (ordem) . A expressão que pode resumir bem seu pensamento é : "nem restauração nem revolução", isto é , não devemos voltar à situação feudal nem querer uma sociedade diferente desta em que vivemos. Para nós, brasileiros, isso é muito claro, pois, desde a instauração da República , assumiu-se no país o lema positivista, "Ordem e Progresso", que norteia as ações dos que dominam nossa sociedade.