Daqueles que viveram o período da Guerra fria, poucos imaginaram que o bloco comunista desmoronaria na velocidade e da forma como os eventos aconteceram. A pouca transparência da administração soviética colaborava para manter a sua aparência de superpotência inabalável. Viu-se anteriormente que, desde a década de 1970, a economia soviética apresentava sinais de desgaste. Gastos militares excessivos, um pesado modelo de burocracia centralizada, inchaço dos órgãos de Estado , pouco investimento na qualidade dos produtos oferecidos à população e lentidão para absorção de inovações técnicas levaram à estagnação econômica e ao consequente declínio do padrão de vida dos trabalhadores.
Depois de sua expansão , em meados do século XX, com base na indústria pesada, a economia soviética não conseguiu acompanhar a rápida evolução tecno-científica (informática, eletrônica , automação e robótica) dos países capitalistas dominantes. Somadas a tudo isso , a precariedade dos serviços elementares (luz, água e telefone) , a corrupção e a repressão política e cultural tornavam os dirigentes soviéticos impopulares. As dificuldades econômicas levaram as lideranças soviéticas a discutir a necessidade de reformas estruturais . Nesse contexto , em 1985, o líder do Partido Comunista soviético , Mikhail Gorbatchev, promoveu mudanças no regime. Dois conceitos ocuparam o espaço central da proposta : a Perestroika e a Glasnost. Na esfera econômica , Perestroika visava promover a reestruturação produtiva do país e diminuir restrições comerciais. Incentivou-se a concorrência e deu-se autonomia às empresas , administradas por cooperativas públicas e privadas. Entre outras medidas , foram propostas a adoção de novas tecnologias e a intensificação de produção , com propriedade aos bens de consumo. No âmbito político , a Glasnost pretendia dar maior transparência á administração e possibilitar a liberdade de informação e a democratização da vida política e cultural. Em 1987, iniciou-se a libertação de presos políticos e passou-se a tolerar a discordância com os atos governamentais. Debates e agremiações começaram a agitar a vida política do país. Em 1988, autorizaram-se as comemorações dos mil anos de existência da Igreja Ortodoxa, restabelecendo o Estado leigo. Um pouco depois o pluripartidarismo foi decretado, pondo fim á ditadura medidas que indicavam o afastamento da URSS da corrida armamentista e dos enfrentamentos bélicos típicos da Guerra Fria. Ele também anunciou a retirada das tropas do Afeganistão - envolvimento que, desde 1978 , sugava grande parte das economias soviéticas - e o fim do apoio aos regimes socialistas do Terceiro Mundo . Da forma , os testes nucleares foram suspensos e os armamentos e as tropas estacionadas na Europa, REDUZIDOS.
No entanto, Gorbatchev enfrentava críticas dos dois lados : Daqueles que queriam a aceleração das reformas e dos que defendiam a volta às velhas estruturas do regime. Para piorar , as novas medidas não conseguiam resolver os grandes problemas políticos e econômicos da URSS. Na tentativa de retornar a "linha dura" do regime soviético , em 1991 , um Golpe de Estado executado por lideranças do Partido Comunista levou Gorbatchev à prisão. O contexto , entretanto, já era outro. Um protesto popular , em Moscou, clamou em defesa da democracia. Sob liderança do presidente da República da Rússia , o golpe foi derrotado e o partido comunista, repudiado. Essa situação enfraqueceu ainda mais o poder central . Logo, proclamou-se a independência das chamadas Repúblicas Bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) , que , há muito , ansiavam pela autonomia. Em seguida , formou-se a Comunidade de Estados Independentes (CEI) . Gortatchev renunciou e Boris Yeltsin (1931-2007), presidente da Rússia , maior das repúblicas , tronou-se o líder informal da CEI . Era o fim da URSS e da Guerra Fria. A intenção inicial dos reformadores soviéticos era restaurar o socialismo . Contudo, a crise dos sistemas comunistas coincidiu com a do capitalismo de Bem-Estar Social e com o auge da ideologia neoliberal , que pregava o Estado mínimo. Nesse sentido , a aqueda do comunismo inseriu os ex-países socialistas na economia capitalista e no processo de globalização . Boris Yeltsin deu início a um amplo program de privatização , que beneficiou apenas uma pequena camada da antiga burocracia dominante, Na década de 1990, a Rússia mergulhou num caos e se deparou com a inflação , a corrupção , o desemprego e o aumento da criminalidade. Em 1999, Yeltsin renunciou e , em seu lugar , foi eleito Vladmir Putin. Embora oscilando entre o autoritarismo e momentos de estabilidade , a economia russa , no fim da primeira década do século XXI , deu alguns sinais de recuperação.