Características Da Colonização Africana


A conquista dos territórios  foi feita por exploradores, a serviço de seus próprios países , que tinham por missão anexar o maior número de regiões , no menor tempo possível. A violência foi, de maneira geral , o traço marcante da partilha da África. Fornecedora de mão-de-obra escrava durante séculos , somente a partir de 1970 é que a África passou a ser disputa pelas sua riquezas naturais , especialmente os minérios , como ouro e diamantes. Os  territórios africanos  eram anexados de duas formas: 

1ª- Através da ocupação militar, mediante confronto direto entre a potência imperialista e a população da região. O exemplo mais trágico foi a ocupação do Congo , ordenada pelo rei belga Leopoldo II. Grande parte da população , morreu, vítima dos trabalhos forçados , da fome e dos maus tratos;

2ª- Aproveitando-se das antigas rivalidades tribais , estimulando as guerras internas e , posteriormente , anexando as regiões devastadas pelo conflito. 

Apesar de os países imperialistas exibirem o Código de Leis Trabalhistas , na prática não havia respeito à legislação e o trabalho forçado foi comum durante quase todo o período colonial. Além do trabalho imposto , a população era obrigada a pagar impostos e a fornecer diversos produtos . Os colonizadores justificavam a exploração do trabalho , alegando a preguiça natural do negro para exercer atividades produtivas. Na fase final da partilha ocorreram lutas entre os diversos países imperialistas, preocupados cada qual em assegurar  para si as regiões mais ricas . Embora o expansionismo europeu  se defrontasse com a resistência africana , o colonialismo foi facilitado pelos mecanismos de dominação impostos durante os séculos anteriores. A extensão  dos impérios coloniais era diretamente proporcional à supremacia de alguns países no  contexto europeu. Portanto, as nações que fizeram sua Revolução Industrial e a modernização da agricultura antes que as demais ficaram com a "maior fatia" da divisão asiática e africana. A Inglaterra e a França foram os países beneficiados com a política imperialista . A Itália  e a Alemanha pouco lucraram : a unificação desses países se deu tardiamente e, quando puderam expandir seus domínios , já havia muito pouco a conquistar. A desigualdade na divisão dos novos mercados provocou insatisfação nos países que foram prejudicados em seu desenvolvimento imperialista. As rivalidades entre as potências imperialistas, aliadas à ruptura do equilíbrio europeu , com o desenvolvimento da política de alianças (Tríplice Aliança e Tríplice Entente) , foram os principais que provocaram a primeira Guerra Mundial.